Em julho de 2022 foi renovada a parceria entre a cidade do Porto e a Ellen MacArthur Foundation (EMF), uma instituição internacional de referência em Economia Circular a nível mundial.
Este facto demonstra o compromisso da cidade do Porto em aplicar o modelo da economia circular como ferramenta estratégica no município, acelerando assim, a transição para uma sociedade mais circular, sustentável e igualitária.
Aliado com o Roadmap do Porto para a Economia Circular (2017), o município tem trabalhado em diversas frentes para acelerar a economia circular em alguns sectores locais, como: alimentação, transportes, mobilidade, urbanização, construção, gestão de resíduos, água, energia, educação, comércio e serviços.
Esta parceria, que já existe desde 2019, tem estimulado a economia circular e inspirado alguns agentes locais a aplicarem este modelo nos seus negócios e promovendo oportunidades circulares e regenerativas para a população.
Para Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática:
“A renovação desta parceria é um reconhecimento de ambas as partes de que trabalhar numa economia circular é fundamental para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, conforme previsto no Pacto do Porto para o Clima. É, também, uma oportunidade para integrar mais cidadãos no processo de tomada de decisão, transferir ferramentas e projetos para a sociedade em geral e cooperar com stakeholders internos e externos de forma a criar uma economia regenerativa, justa e distribuída, alinhada com a capacidade ecológica da região.”
___________________
Fontes consultadas:
Kommentare