Em janeiro de 2022 a cidade do Porto lançou o "Pacto do Porto para o Clima", uma iniciativa do município que prevê alcançar metas ambientais ambiciosas rumo à neutralidade carbónica.
Alinhada com os desafios e ambições da agenda europeia, esta iniciativa, promovida pelo Município do Porto, tem como ambição que "o Porto seja a líder, a nível nacional, na ação climática, antecipando a neutralidade carbónica". O objetivo central é tornar o município neutro em carbono até 2050, e mais resiliente, competitivo, justo e participativo para todos os cidadãos.
Para alcançar as metas previstas, é necessário haver um compromisso e apoio coletivo de toda a sociedade portuense, bem como a participação ativa das empresas, organizações, e das instituições públicas e privadas locais, através da subscrição no site do projeto.
Todos os interessados em colaborar para a visão e as metas propostas pelo Pacto rumo à descarbonização do município, podem subscrever-se de forma voluntária, não vinculativa e sem custos.
Segundo Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto:
“Estamos convencidos que é perfeitamente possível atingir a neutralidade carbónica já na próxima década. A cidade tem de assumir um esforço coletivo, que deve ser amplamente participado, que tem de envolver os habitantes, o Governo, a Comissão Europeia. Queremos ser uma cidade mais resiliente, que aposta na eficiência energética, na produção e armazenamento de energia. Não podemos esquecer que neste processo de descarbonização há uma mudança de paradigma, a circularidade é essencial. Este desígnio pode introduzir novas oportunidades para a atividade económica e a criação de emprego.”
Para saber mais detalhes sobre esta iniciativa, visite o site: Pacto do Porto para o Clima
Comments